LOGO-senador-JAIME-bagattoli

Notícias e eventos

PEC do senador Bagattoli que protege caminhoneiros de penalizações indevidas é aprovada na CCJ

Proposta segue em regime de urgência para votação no Plenário

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (5), a PEC que busca proteger os caminhoneiros de penalizações indevidas.

De autoria do senador Jaime Bagattoli (PL), a PEC 22/2025 institui a Política Nacional de Apoio ao Transporte Rodoviário Profissional e busca corrigir a contradição que existe entre as obrigações rigorosas e a falta de uma infraestrutura mínima, decorrente da “Lei dos Caminhoneiros”, sancionada em 2015.

“O que queremos é garantir segurança jurídica e dignidade profissional ao caminhoneiro que hoje luta por uma fiscalização justa. É ele que mantém esse país em movimento e o mínimo que podemos fazer é garantir uma infraestrutura digna que respeite e proteja ele”, declarou Bagattoli.

CONTEXTO

Ainda em 2015, a chamada “Lei dos Caminhoneiros” decidiu ampliar a rede de Pontos de Parada e Descanso (PPDs) ao longo das rodovias brasileiras. Porém, quase uma década depois da sanção da lei, existem apenas 11 PPDs oficialmente homologados em todo o território nacional, conforme dados ANTT.

Dessa forma, Bagattoli e demais parlamentares, como o senador Esperidião Amin (SC), que foi relator da PEC na CCJ, argumentam que não é justo multar quem não tem onde parar.

Com a aprovação na CCJ, a PEC 22/2025 segue, em regime de urgência, para votação no Plenário da casa.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Pular para o conteúdo