LOGO-senador-JAIME-bagattoli

Notícias e eventos

Bagattoli contesta superintendente do Ibama durante a diligência em Porto Velho que apurou embargos

Senador lembrou que o órgão não tem garantido o respeito aos direitos básicos dos produtores

Após visitas a propriedades rurais e diálogo com os órgãos de controle, os senadores concluíram a diligência externa da CRATerras em Porto Velho.

Ao longo de dois dias, o senador Jaime Bagattoli (PL), presidente da subcomissão CRATerras, promoveu visitas a propriedades embargadas no município, além da audiência pública realizada na Assembleia Legislativa de Rondônia, nesta sexta-feira (31).

O senador, inclusive, protagonizou um momento de grande repercussão ao rebater afirmações do superintendente do Ibama em Rondônia, César Luiz da Silva Guima.

Na ocasião, Bagattoli lembrou que o órgão não tem garantido o respeito aos direitos básicos dos produtores no momento da aplicação do embargo.

“Não há comunicação prévia e nem respeito à ampla defesa. Eu quero dizer que se tudo isso tivesse acontecendo de fato não teríamos a judicialização de quase todos os embargos”, desmentiu o senador.

Ao fim da diligência, Bagattoli e os demais integrantes da ação, como o relator da CRATerras, senador Hamilton Mourão, e o presidente da CRA, senador Zequinha Marinho, traçaram as medidas mais urgentes disponíveis na mesa.

Entre elas, está a cobrança ao próprio Ibama sobre eventuais abusos de autoridade, formas legais de suspensão dos embargos, além da tramitação rápida do PL 4554/2025, de autoria do senador Bagattoli, que busca impedir o embargo total da área em casos de infração parcial da propriedade.

Com a conclusão da diligência em Porto Velho, a CRATerras deve fundamentar o relatório final da subcomissão a ser entregue em dezembro deste ano ao Senado Federal.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Pular para o conteúdo