Valores arrecadados devem integrar o Fundo Nacional do Meio Ambiente.
O senador Jaime Bagattoli (PL) é autor de um projeto de lei que busca dar um destino mais justo aos valores arrecadados com as multas ambientais na Amazônia.
Na prática, o objetivo do PL 4.314/2023 é definir o montante arrecadado com o pagamento de multas por crimes e infrações ambientais cometidos na Amazônia Legal e destiná-lo ao financiamento de ações que promovam e apoiem a agricultura familiar na região.
“A agricultura familiar é uma atividade econômica que gera empregos e renda no campo e na cidade. Por isso, esse projeto de lei busca, justamente, fortalecer e impulsionar a agricultura familiar onde ela é mais necessária”, defende o senador”, defende o senador.
A proposta é de que os valores arrecadados com as multas e infrações passem a integrar o Fundo Nacional do Meio Ambiente, criado em 1989, e que já trata a agricultura familiar como uma das áreas prioritárias na aplicação de recursos financeiros do fundo.
“Apoiar a agricultura familiar contribui para a justiça social, diminui a migração de famílias do campo para a cidade e reduz os danos ambientais. Em resumo, estaríamos dando um destino mais justo a esses valores e contribuindo para a proteção e desenvolvimento de quem vive na Amazônia Legal”, conclui o senador.
FONTE:https://newsrondonia.com.br/politica/2024/02/02/jaime-bagattoli-projeto-de-lei-do-senador-busca-destinar-os-valores-de-multas-ambientais-para-a-agricultura-familiar/