Bagattoli solicitou vistoria técnica e medidas para estabilizar e reparar a área afetada
Em mais um ato para dar maior segurança na BR-364, no trecho de Vilhena, o senador Jaime Bagattoli (PL) protocolou, no último mês, um pedido de providências ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre a erosão que ameaça a estabilidade da BR-364 na saída de Vilhena em direção a Porto Velho.
Recentemente, moradores e autoridades constataram o crescimento de uma cratera ao longo deste trecho da BR. A situação, já denunciada pelo senador há mais de um ano, coloca em risco a integridade da via, principalmente durante o período de chuvas intensas.
Em seu pedido, Bagattoli lembrou que se nada for feito de forma urgente a erosão poderá resultar na interdição total ou parcial da BR-364 em Vilhena.
“Isso pode resultar num grande impacto na circulação de mais de mil veículos que passam diariamente pelo trecho e sem falar dos impactos negativos para a economia da região por ser um importante ponto de escoamento da produção agrícola e industrial de todo o Cone Sul de Rondônia e até mesmo do noroeste do Mato Grosso”, justificou o senador.
SOLUÇÃO
Em resposta ao senador, a Superintendência Regional do Dnit em Rondônia disse que já iniciou os trâmites técnicos e administrativos para a abertura de uma licitação para a contratação do serviço O departamento afirma, ainda, que a previsão é de que o edital seja publicada ainda neste mês de setembro para solucionar o problema o quanto antes.
Ainda no seu último pedido, Bagattoli solicitou uma vistoria técnica e a implementação de medidas emergenciais para estabilizar o trecho e reparar a área afetada. O senador também solicitou a elaboração de um plano de intervenção de longo prazo para evitar o aprofundamento da erosão.