LOGO-senador-JAIME-bagattoli

Notícias e eventos

Jaime Bagattoli e Marcos Rogério promovem duas diligências para debater impactos da concessão da rodovia no estado

Após um requerimento do senador Jaime Bagattoli (PL), a Comissão de Infraestrutura, presidida pelo senador Marcos Rogério (PL), promoveu, na segunda-feira (19), duas diligências para debater os impactos da concessão da BR-364 no estado.

Os encontros aconteceram nas câmaras municipais de Ji-Paraná e Vilhena e deram voz às entidades do setor produtivo, lideranças indígenas e a população em geral.

Num dos momentos de maior destaque, Bagattoli voltou a defender a revisão de pontos do contrato de concessão da rodovia e detalhou, em números, os impactos que o modelo de privatização terá na economia.

“Ainda em 2023, eu já alertava sobre os prejuízos que essa privatização traria ao estado, mas acabei lutando sozinho. Planejam a cobrança de pedágio antes da entrega das benfeitorias, a duplicação de apenas 15% do trecho em 30 anos de concessão, ou seja, os prejuízos são muitos e vão afetar, principalmente o consumidor final do nosso estado e até mesmo de estados vizinhos do Acre, Mato Grosso e Amazonas”, detalhou o senador.

As preocupações do senador foram apoiadas na fala de representantes da economia e sociedade rondonienses, como empresários, lideranças indígenas e entidades.

“No fim das contas, o pedágio vai ficar mais caro que o gasto com óleo diesel, que já corresponde quase 60% do nosso gasto na BR-364. O que vai sobrar? Essa conta será paga pelo consumidor final”, afirmou o empresário de transporte de carga, Flávio Marcondes de Campos.

“A concessão está agregando custos às mercadorias e isso será sentido na ponta final, o consumidor”, falou Elias Pereira, presidente da CDL Ji-Paraná.

“Em nenhum momento as autoridades (federais) e as empresas procuraram ou consultaram nós (indígenas). Nós queremos fazer parte do cenário político e econômico do país”, declarou o cacique da etnia gavião, Wellington Gavião.

Com a conclusão das diligências, o senador Bagattoli deve reencontrar, em breve, o ministro dos Transportes, Renan Filho, para apresentar as demandas colhidas nos dois encontros.

Está Gostando do Conteúdo? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp
Pular para o conteúdo